Frases Clara de Sousa

Muitas frases de Clara de Sousa, num excerto da entrevista exclusiva que lhe foi feita pelo seu clube de fãs, e publicada no blog oficial.

Sobre férias e destinos favoritos:

“Eu sou mais uma entre o comum dos mortais. No ano passado estive a trabalhar para a Família Superstar e estive apenas uma semana no Algarve. No ano anterior, depois da minha separação, preferi ficar a desfrutar da minha casa, já que ao longo do ano passo mais tempo fora dela, do que nela. E não me estava a apetecer ir para os destinos habituais, onde há muita gente e confusão.
Eu acho que isto é que é o mais difícil de imaginar. Que eu prefiro ficar em casa, mas é verdade. Este ano, para ser muito sincera, ainda não decidi.”

Sobre recordações das férias em criança:

“Tenho óptimas recordações. As minhas férias em criança eram sempre com os meus pais e o meu irmão nas terras de origem, na Beira Litoral e Trás-os-Montes.

Adorava sobretudo o contacto com a natureza e com o sentido mais prático e divertido da vida.

Adorava andar descalça no alcatrão quente, ir com os meus primos para o rio chapinhar, ou lavar roupa para os tanques públicos.

Lembro-me de estender roupa bem ensaboada em sabão azul e branco e colocá-la a corar sobre as silvas, as mesmas de onde colhia as amoras pretas que tanto prazer e dores de barriga me causaram.

Adorava ir buscar leite à vacaria perto da casa de minha avó, apesar do cheiro enjoativo que sentia na hora em que se mugia a vaca.

Adorava os pãezinhos doces que a minha avó fazia questão de comprar, para nos mimar, logo pela manhã.

Gostava de ir pescar com o meu tio para as margens do Vouga e vibrava com as festas de Nossa Senhora da Conceição, a 15 de Agosto e do espectacular fogo de artifício.

Lembro-me de não haver frigoríficos e de a carne ser guardada numa grande arca cheia de sal.

Lembro-me na terra do meu pai de não haver electricidade e de conversarmos à luz dos petrolinos ou da chama de uma lareira.

Lembro-me do cheiro dos enchidos pendurados a curar e do sabor que tinham sobre o pão caseiro.

Do sabor das batatas cozidas com água pura da fonte e que perdiam esse sabor quando eram cozidas com a água da torneira em Lisboa.”

( ler a entrevista completa a Clara de Sousa )

Um Comentário a “Frases Clara de Sousa”

  • fernanda luis diz:

    J´gostava de si Clara de Sousa,a sua simplicidade entre outras coisas,como cultura afectividade,mulher de garra,e disposta a defender causas .Tenho um conhecimento reduzidissimo da NET,mas hoje li a sua vivencia juvenil,e chorei muito ,tambem tenho um inicio de vida parecido,e hoje nos meus 74 anos,sou tão infeliz,tão só,e vivendo no Algarve,Vim a terras Bragantinas,matar saudades,saudades de tanta coisa que já só existem nas minhas recordações.Tanta coisa mudou umas para bem melhor,mas outras,a afectividade,quase não sei onde ela mora.Estou emocionada,não posso continuar..Um grande abraço..Fernanda Luis…

Deixe um Comentário

Google Analytics Alternative